quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Clamemos obediência a Deus que quis a Igreja, que A edificou para a unidade e Salvação dos homens!

Está na hora de nós fies exigirmos que se observe tudo o que os documentos Oficiais da Santa Sé preveem como norma, que se obedeça a Doutrina. Muitos dos abusos que acontecem em algumas localidades hoje é consequência de uma "divergência" entre o que se ensina em algumas dioceses e o que ensina de fato a Santa Sé, isto é, se vê por exemplo, uma observância fiel de alguns Bispos a determinados temas(como o ecumenismo) e a outros temas não se observa, por exemplo, não se vê muito empenho em observar documentos da Congregação para o Culto Divino e Administração dos Sacramentos, da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, dos próprios Papas Sobre Rito, Comunhão etc.. Do contrario não haveriam tantos abusos(Litúrgicos, por exemplo) Brasil a fora... São dezenas e dezenas de documentos com instruções claríssimas para ajudar a nossa fé que, nós nunca na vida ouviríamos falar que existem se, não procurássemos por eles sozinhos. Por exemplo, hoje "se arregala os olhos" quando um católico convictamente afirma que uma só e única é a Igreja Santa edificada por nosso Senhor Jesus Cristo, a única autenticamente Cristã com "C" Maiúsculo que é a Igreja Católica Apostólica Romana... Essa convicção as vezes é tida como uma intolerância inaceitável para alguns grupos mais liberais que acreditam que todos os caminhos levam a Deus, mas, é justamente esta forte convicção de fé que vemos confirmada no Concílio Ecumênico Vaticano II, por exemplo, entre os documentos deste Concílio destaco este:

Decleto Unitatis Redintegratio (Proémio, 1)
"[...] Cristo Senhor fundou uma só e única Igreja. Todavia, são numerosas as Comunhões cristãs que se apresentam aos homens como a verdadeira herança de Jesus Cristo. Todos, na verdade, se professam discípulos do Senhor, mas têm pareceres diversos e caminham por rumos diferentes, como se o próprio Cristo estivesse dividido. Esta divisão, porém, contradiz abertamente a vontade de Cristo, e é escândalo para o mundo, como também prejudica a santíssima causa da pregação do Evangelho a toda a criatura."

Pois é, o que está faltando é mais Vaticano nos nossos estudos e leituras cotidianas! Sem fidelidade a Sã Doutrina, sem fidelidade a Tradição e sem fidelidade a Santa Sé que tem Dois Mil Anos e um vasto conteúdo inspirado pelo Espírito Santo para nos ensinar, não se pode ser católico de fato!
Consideração final: Se até a consumação dos Séculos todos os caminhos fossem meios autênticos de levar a Deus(Salvação), não haveria a necessidade de Cristo edificar uma Igreja, mas Ele edificou e isto desmonta, obviamente, a ideia de que o Espírito Santo possa se contradizer e começar a soprar onde estão presentes as heresias e apostasias que Ele mesmo(o Espírito Santo) já inspirou a Igreja a refutar e combater nestes Dois Mil Anos de História.

Thiago A. Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário