sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

SEXTA-FEIRA DA QUARESMA. Reflitamos sobre a CRUZ - Nas últimas palavras de Cristo - o seu testamento final:

2. Lembra-te de mim quando entrares no teu Reino. Em verdade eu te digo: Hoje estarás comigo no paraíso – Lc 23, 42 - 43

Reflexão: A segunda palavra na cruz é um diálogo entre o justo e o pecador. O pecador confia e se entrega, o justo manifesta o poder do seu amor. “Lembra-te de mim...” Quando Deus se esquece de nós? Nunca! Já estávamos no seu coração antes mesmo da criação (Ef 1, 4). Quando nos esquecemos de Deus? Quase sempre: pela idolatria, pelo relaxamento na fé, pelo ativismo e de tantas outras formas. O esquecimento da Paixão de Cristo, para São Paulo da Cruz, é o esquecimento de Deus, que gera os males para a humanidade. “Hoje estarás comigo...” O tempo de Deus se dá no nosso tempo. Hoje, é a ação divina sempre presente, o Kairós que devemos vivenciar. Estar com Ele, permanecer na sua companhia, será sempre um desafio diante das ofertas e tentações do mundo. O Paraíso começa aqui e se prolongará por toda a eternidade.

Pergunte-se: O que tem me levado a esquecer de Deus?

Contemplação: Sentir-se amado por Deus. Ele nunca se esquece de nós – quem ama é sempre presença na vida da pessoa amada.

Oração: Senhor, lembra-te de mim quando eu me esquecer de Ti. Conceda-me a graça de ver a Tua presença no rosto dos meus irmãos, sobretudo naqueles que mais sofrem.


Padre Amilton Manoel da Silva
Sacerdote Passionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário