quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O SIGNIFICADO DAS CINZAS:

O uso litúrgico das cinzas tem sua origem no Antigo Testamento. As cinzas simbolizam o luto, a mortalidade e a penitência. No livro de Ester, Mardoqueu pôs-se de saco e cinzas quando soube do decreto do Rei Assuero da Pérsia para matar todos os judeus no Império Persa (Est 4,1). Jó arrependeu-se com pano de saco e cinza (Jó 42,6). Daniel, profetizando os 70 anos de cativeiro babilônico: “Voltei-me para o Senhor Deus, pedindo em oração fervorosa, com jejum, pano de saco e cinza” (Dn 9,3). Às pregações de Jonas, a cidade de Nínive proclamou um jejum, e vestiram-se de saco, inclusive o rei que, além de se vestir de saco, sentou-se nas cinzas (Jon 3,5-6). Jesus também fala das cinzas, referindo-se às cidades que se recusaram a arrepender-se dos pecados (Mt 11,21).

A Igreja primitiva continuou a utilização de cinzas, pelas mesmas razões simbólicas. Tertuliano (160-220 d. C.) prescrevia que o penitente deve “viver sem alegria na rugosidade de pano de saco e coberto de cinzas.” Eusébio (260-340), o famoso historiador Igreja primitiva, contou em sua A História da Igreja como um apóstata chamado Natalis veio ao Papa Zeferino vestido de saco e cinzas, implorando perdão. Também durante esta época, para aqueles que foram obrigados a fazer penitência pública, o padre polvilhava cinzas sobre a cabeça da pessoa após deixar a confissão.

Na Idade Média (séc VIII), aqueles que estavam prestes a morrer eram colocados no chão em cima do saco polvilhado com cinzas. O sacerdote abençoava a pessoa que estava morrendo com água benta, dizendo: “Lembra-te que és pó e ao pó tu hás de retornar.”


Depois, o uso de cinzas foi adaptado para marcar o início da Quaresma. Elas são preparadas pela queima de palmas usadas na procissão de Ramos do ano anterior. Lembram o Cristo vitorioso sobre a morte. A palma é símbolo de vitória e de triunfo. O sacerdote abençoa as cinzas e as impõe na fronte dos fiéis, fazendo o sinal da cruz e dizendo: “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás”, ou “convertei-vos e crede no Evangelho”. Esse gesto traz a fugacidade da vida, assim nos arrependemos de nossos pecados e voltamos o nosso coração ao Senhor, que sofreu, morreu e ressuscitou para a nossa salvação. Renovamos as promessas feitas em nosso batismo, quando morremos de uma vida velha e ressurgimos para uma nova vida em Cristo. Finalmente, conscientes de que este mundo passará, nos esforçamos para construir o Reino de Deus agora, ansiosos para o seu cumprimento pleno no céu.

Que esta quarta-feira de cinzas nos encha do Espírito de Deus e que, pela oração, caridade e jejum nos aproximemos mais do Senhor e das pessoas que sofrem. BOM TEMPO QUARESMAL.

Pe. Amilton Manoel da Silva
Sacerdote da Congregação Passionista
__________________________________________________
Fonte original: https://www.facebook.com/amilton.manoeldasilva/posts/10207355842507587

2 comentários:

  1. Obrigado pelas palavras padre Amilton. Ademir Pedroso - paróquia Nossa Senhora do rosário- Colombo PR

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas palavras padre Amilton. Ademir Pedroso - paróquia Nossa Senhora do rosário- Colombo PR

    ResponderExcluir